sábado, 2 de maio de 2009

Os estaduais chegam ao fim e a expectativa é com o início do Campeonato Brasileiro. Independente dos campeões em seus Estados, já dá para ter uma idéia das equipes que tem possibilidades reais de brigar pelo título nacional e uma vaga na Libertadores.

Em São Paulo, os quatro grandes vem fortes. O tricampeão brasileiro e o Palmeiras ainda disputam a Libertadores e podem dar chances das outras equipes deslancharem. O Timão, com Ronaldo, busca a redenção, depois do título da Segundona. Imaginem: subir e ser campeão. Já o Santos, mais uma vez, investe na garotada. Vamos ver como se saem Ney mar e Ganso.

No Rio de Janeiro, O Vasco tem que se acertar para voltar à primeira. Mas deve subir sem dificuldades. Já o Fluminense, com Carlos Alberto Parreira, tem um elenco bom no papel, mas que anda emperrando em campo. Mas, com alguns ajustes, é um sério candidato a ficar entre os quatro. Flamengo e Botafogo parecem mais ajustados e, por isso, decidem amanhã o Carioca. Enquanto a equipe da Gávea vive a expectativa de contar com Adriano, o Botafogo pode perder Reinaldo e Victor Simões. Com um elenco limitado, o alvinegro vai depender da reposição dessas peças e da competência do excelente Ney Franco.

No Sul, Grêmio e Inter são fortes candidatos. O Inter já vem merecendo uma sorte melhor no Brasileiro há algum tempo. Além disso, a nova safra vem dando resultado na equipe do Beira- Rio. Já o Grêmio, além de ter um bom elenco, está se reforçando, mas ainda tem a preocupação com a Libertadores.

Em Minas, o Cruzeiro vem forte. O Atlético, do técnico Leão, é uma incógnita. Vinha bem, mas, de repente, caiu de produção.

O Sport faz excelente campanha na Libertadores, domina o Pernambucano e vem como time grande para o Brasileiro. A expectativa é para ver o jovem Ciro.

Salvo alguma surpresa, acredito que são essas as equipes em condições de brigar pelo Brasileirão. O restante disputa uma vaga na SulAmericana e fica na luta para não cair.

***** **** **** **** **** **** **** **** **** **** **** **** **** ****

Na decisão dos estaduais, em Minas já está definido. Futebol é uma caixinha de surpresas, mas o Galo já está a molho pardo desde o jogo passado.

Em São Paulo, é difícil o Santos reverter a situação, até porque, o Corinthians joga por dois resultados iguais. Ou seja, o Santos tem que abrir três de diferença. Mas acredito que a equipe da Vila Belmiro vá fazer bonito e vencer o Timão.

No Rio, o Botafogo, com as perdas de Maicossuel e Reinaldo e o rendimento na decisão da Taça Rio e no primeiro jogo da final, transferiu todo o favoritismo para o Flamengo. Isso pode soar como uma armadilha para o rubro-negro, mas acho que o grupo está bem centrado e mais pronto do que os alvinegros para a conquista do título.

A brincadeira que rola é a seguinte: fazer uma final entre Vasco x Botafogo, quem perder, ganha o título de maior vice.

Falando sério, partida indefinida, um jogo de xadrez, onde dois dos melhores técnicos da nova safra podem decidir o jogo se mexerem as peças certas. Quem será trivice? Botafogo ou Cuca?
É esperar para ver. A certeza é que será mais um belo espetáculo no Maraca e que as torcidas cantem, em paz.

Nenhum comentário: