quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CARNAVAL, SAMBA E FUTEBOL

CARNAVAL, SAMBA E FUTEBOL

Na primeira coluna do ano, com ares de carnaval, depois do esquenta entre grandes e pequenos, finalmente começa o Campeonato Carioca. Fluminense e Vasco, no sábado de carnaval, tendo como pano de fundo as jovens revelações de ambos, como Philipe Coutinho e Maicon e estrelas como Dodô, Carlos Alberto e Fred dando um sabor especial ao clássico. O Vasco passou por cima do Botafogo como um rolo compressor no primeiro grande teste do ano, depois da volta à primeira divisão do Brasileiro e conquistou uma boa vitória, fora de casa, pela Copa do Brasil. Já o Fluminense, perdeu o primeiro clássico, em um jogo com muitas alternativas diante do Flamengo, mas aparece como favorito à vaga na final da Taça Guanabara. Arriscar palpite seria leviano, mas a certeza é de que será um bom jogo.
Já na Quarta de Cinzas, Flamengo e Botafogo, que vem dominando os últimos estaduais vão medir forças novamente. O rubro-negro enfrenta problemas no posicionamento da defesa e a crise de vaidade de uma de suas estrelas, o sérvio Dejan Petkovic. Mas conta com um ataque inspirado com Adriano e Vagner Love, o “Império do Amor”. Já o Botafogo, de Joel Santana, está em fase de reconstrução. Conhecendo o Natalino, ele vai explorar os contra-ataques e aproveitar as deficiências do sistema defensivo do time da Gávea com o ataque formado pelos hermanos Herreira e Loco Abreu.
Expectativa de dois grandes jogos, que darão uma noção mais precisa do que os quatro grandes do Rio podem almejar nesse ano de 2010.
**************************************************************************************

Na convocação da Seleção, Dunga opta por ter um grupo unido, com jogadores fechados entre si, sem o “Presidente” e o Gaúcho. Escolher Júlio Batista e deixar de fora o talento do jogador do Milan é um desperdício. Mas Dunga está com crédito, conseguiu definir um esquema para o Brasil, seguindo os moldes de 1994, quando teve a redenção depois de ser execrado na Copa de 1990. A equipe é competitiva, diferente de 2006, quando tínhamos as grandes estrelas, mas o time não funcionava. O Brasil é o grande favorito à conquista e só perderá por algum acidente de percurso. Que venha a África do Sul.

**************************************************************************************

Na véspera do carnaval, a dica de hoje, quinta-feira, é o show de Toninho Geraes, no Rival, e do Trinca de Ases, do meu camarada Andreson Baiaco, no Parada da Lapa, a R$ 5,00, com mulheres grátis até ás 22h.
Amanhã, o Boêmios da Lapa concentra, às 19h, em frente à quadra da Lapa, com saída prevista para as 20h. O trajeto previsto passa pela Mem de Sá, Gomes Freire e volta pela Riachuelo.

No Sábado, estarei comandando o Unidos da Sueca, na Pedro Américo, no Catete, a partir das 16h. Enquanto isso, meu parceiro Nando Alegria, do Suvaco de Cristo, “puxa” o Estica do Flamengo, na Praça do Metrô, em frente ao Sesc, também às 16h. Quem estiver na disposição pode acordar ás 8h e ir ao Cordão do Bola Preta. No Drink Café Humaitá, a roda do grupo Samba da Calçada começará às 18h, com a transmissão da semifinal do Carioca entre Fluminense x Vasco, a partir das 18h30.

Domingo é dia de Simpatia é Quase Amor, do meu parceiro Mestre Penha, em Ipanema, e do Cachorro Cansado, no Flamengo.

Na segunda, tem Volta Alice, na Mário Portela, em Laranjeiras e Bloco de Segunda, em Botafogo.

Terça tem Carmelitas, em Santa Teresa, Quizomba na Lapa e Orquestra Voadora, que segue pelo Aterro, nas proximidades do MAM.

Quarta é dia de ver a apuração e a semifinal entre Flamengo e Botafogo, no Drink Café Humaitá.

Nenhum comentário: