quinta-feira, 30 de junho de 2011

O “H” do “h”omem no mundo das fobias

Fobia, do grego  φόβος “medo”, segundo a Wikipédia. Acho chique esse negócio de citar a origem da palavra. Sempre quis fazer isso. Mas voltando ao foco, enquanto procurava o sentido real de “fobia” descobrí que os medos existem de “A” a “Z” , de forma crescente, mas a que mais me chamou a atenção, sem ser o assunto em voga, foi o palavrão  “Hipopotomonstrosesquipedaliofobia”, é o medo irracional de pronunciar grandes palavras. Mas atente para “irracional”. Foi isso que me chamou a atenção, para assim, finalmente, entrarmos no assunto.
Nos últimos tempos, o assunto da moda é a tal da homofobia, ou desrespeito a quem tem uma opção sexual diferente da tradicional, ou seja, a heterossexualidade. Graças a Deus, sempre fui muito bem resolvido quanto a isso. Tenho amigos gays divertidíssimos, que me respeitam o fato de ser hetero, assim como os respeito. Acredito que muita gente mal resolvida, informada ou formada tenha esse tipo de preconceito com o pessoal GLS, Arco-Íris ou qualquer outra sigla que venha a se somar ou formar. Mas de uma maneira geral, o grande problema é a falta de respeito. Ao de se dar o respeito e respeitar a opção do próximo, seja ela qual for. E nisso, falo em duas mãos, porque, na minha ótica o auto-preconceito, às vezes, e não são poucas, é pior do que um conceito ou pre-conceito ou uma simples ignorância, pura falta de informação. E isso não se remete só na questão sexual, engloba as questões de racismo, religiosidade, política e até esportiva. A intolerância, o radicalismo , na minha opinião, são burros. Sempre foram. Toda idéia radical tem a margem do contra-ponto. Logo, deixa de ser radical. A partir do momento que se torna impossível conceber uma opinião contrária, torna-se ditadura e ignorância.
Falando sobre a homossexualidade, isso existe desde que o mundo é mundo, nasceu junto com a puta e ambos foram crucificados no mundo moderno por crenças, valores criados. Qual o problema? Amor não tem sexo! Dizem que nem os anjos. Não sou historiador, sociólogo ou qualquer coisa do tipo. Sou apenas um cidadão que acha que as diferenças têm que ser respeitadas, toleradas, mesmo que não sejam aceitas. E não falo só da questão da homofobia. O contrário também. Porque gosto que respeitem o fato do cara ser hetero. É muito chato ser cantado por outro homem, o cara sabendo que você não curte. É desrespeito também. E tem “bicha” que é chata. E não quis ser pejorativo quando coloco um apelido no texto. Quis ser autêntico, sem hipocrisia. Acho as “bichas” hilárias. São amigos. Me divirto muito. Mas, sendo repetitivo, desde que respeitem a minha heterossexualidade.
Sinceramente, não sei se é legal essa apologia da tv ao homossexualismo. Acho que tudo que é demais enjoa. Vira modinha. Tem gente que entra na onda. Você não concorda que seja apologia? Legal. Eu respeito a sua opinião. Só quero que você respeite a minha. Acho justo o casamento entre pessoas do mesmo sexo. mas não sei se acho boa a ideia de filhos. Não tenho uma opinião formada. me remete muito à referência, à formação da criança. Não me arriscaria a firmar uma opinião aqui, mas gostaria de ler a sua.

Nenhum comentário: